Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/352
Título: Estado nutricional de gestantes indígenas das aldeias Bororó e Jaguapirú no município de Dourados, MS
Título(s) alternativo(s): Nutritional status of indigenous mothers of the Bororo and Jaguapirú villages in the municipality of Dourados, MS
Autor(es): Ximenes, Jéssica Elaine Pereira
Palavras-chave: Avaliação Nutricional
Anemia
Gestação
Data do documento: Nov-2015
Editor: UFGD
Resumo: Objetivo: avaliar o estado nutricional de gestantes indígenas. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal em 500 domicílios, com amostragem aleatória simples, com gestantes indígenas entre 10 e 59 anos residentes nas aldeias Jaguapiru e Bororó, localizadas na reserva indígena da cidade de Dourados, MS. Foi utilizado questionário pré codificado e padronizado contendo variáveis sociodemográficas, de estilo de vida, uso de medicações, peso e estatura e hemoglobina capilar. O diagnóstico do estado nutricional da gestante foi realizado conforme índice de massa corporal e semana gestacional (método de Atalah). Resultados: Foram encontradas 38 gestantes indígenas, às quais possuíam média de idade de 22 anos. A classificação do estado nutricional mostrou que mais da metade das gestantes apresentaram estado nutricional adequado (57,6%). No entanto, as portadoras de sobrepeso e obesidade totalizaram 33,3% e baixo peso 9,1%, além da associação entre estado nutricional e idade p igual a 0,002. Valores de hemoglobina inferiores a 11g/dL foram encontrados em 26,3% das indígenas. Conclusões: aproximadamente 40% das gestantes indígenas avaliadas apresentaram inadequação no estado nutricional e 30% redução na hemoglobina mostrando a necessidade de cuidados com vistas a diminuir os riscos à saúde da mãe e do feto.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/352
Aparece nas coleções:Nutrição - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICAXIMENES.pdf85,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.