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Título: Abordagem CTS no ensino de química com o tema plásticos: possibilidades e limitações na busca por uma educação para a cidadania
Título(s) alternativo(s): CTS approach in teaching chemistry with plastic theme: possibilities and limitations in the search for an education for citizenship
Autor(es): Freitas, Wélica Patrícia Souza de
Palavras-chave: CTS
Plásticos
Polímeros
Data do documento: 13-Nov-2015
Editor: UFGD
Resumo: A presente pesquisa apresenta a avaliação do desenvolvimento de uma sequência didática desenvolvida em sala de aula, com alunos do período noturno do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública na cidade de Dourados-MS e visa investigar as implicações da abordagem do tema plásticos para o ensino do conteúdo de polímeros sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa tem um caráter qualitativo e a sequência didática desenvolvida foi ancorada na metodologia dos três momentos pedagógicos, pois facilitam a construção do conhecimento pelos alunos, propiciando aos educandos uma participação mais ativa no processo de ensino e aprendizagem. No momento de aplicação do conhecimento realizou-se um júri simulado com os alunos, abordando a problemática da proibição das sacolas plásticas. Para a análise dos resultados foram utilizados como instrumentos avaliativos, transcrições de questionários e argumentações feitas pelos educandos no momento das aulas e da apresentação do júri simulado. A metodologia de análise esteve ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise chegou-se a 73 unidades de significado, 8 categorias iniciais, 4 categorias intermediárias e 2 categorias finais. As categorias finais são: 1) Conscientização social: redução do descarte inadequado de sacolas plásticas e de poluição do ambiente; 2) Plásticos, Polímeros e degradação: relações com a estrutura química. Perante os estudos e as análises realizadas, notou-se a necessidade de possibilitar a inter-relação entre conhecimentos científicos e cotidianos aos educandos, possibilitando uma alfabetização científica, para que se possa alcançar o objetivo de uma educação com enfoque CTS, que é formar cidadão críticos capazes de tomar decisões em questões que envolvam responsabilidade social.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/315
Aparece nas coleções:Química - Trabalho de Conclusão de Curso

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