Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/310
Título: Qualidade interna e microbiológica da casca de ovos de poedeiras comerciais revestidos com própolis e armazenados por diferentes períodos.
Autor(es): Alves, Gislaine Paganucci
Palavras-chave: Lavagem
Levedura
Estocagem
Data do documento: 20-Out-2015
Editor: UFGD
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a interferência do processo de lavagem e de revestimento com solução de própolis 15% sobre qualidade interna bem como a contagem microbiana da casca de ovos de poedeiras comerciais submetidos a diferentes períodos de armazenamento. Para o experimento foram coletados 1020 ovos provenientes de poedeiras da linhagem Bovans-White, com 30 semanas de idade, sendo 900 ovos utilizados para qualidade interna distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 6x5 (processamento dos ovos – sem lavagem; sem lavagem + pulverização de álcool 70%; sem lavagem + pulverização de solução de própolis 15%; lavagem com água corrente clorada; lavagem + pulverização de solução de álcool 70%; lavagem + pulverização de solução de própolis 15% x período de armazenamento- 0; 7; 14; 21; 28 dias), com cinco repetições e seis ovos por unidade experimental e 120 ovos destinados a análises microbiológicas distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado 6x2 (processamento dos ovos – sem lavagem; sem lavagem + pulverização de álcool 70%; sem lavagem + pulverização de solução de própolis 15%; lavagem com água corrente clorada; lavagem + pulverização de solução de álcool 70%; lavagem + pulverização de solução de própolis 15% x período de armazenamento- 0 e 28 dias), com dez ovos por tratamento. Os resultados para a qualidade interna dos ovos demonstraram interação (P<0,05) entre os diferentes processos e períodos de armazenamento apenas para gravidade específica, pH da gema e albúmen. Independente do processamento aplicado, os ovos apresentaram aumento da perda de peso e % de gema e redução do índice de gema, unidade Haugh e na % de albúmen ao longo do armazenamento. Quanto ao revestimento utilizado, independente do período de armazenamento, os ovos não lavados, mas que receberam pulverização com própolis apresentaram menor perda de peso quando comparados aos não lavados e aqueles somente lavados e pulverizados com álcool. A contagem dos microrganismos aeróbios mesofilicos foi menor incialmente quando submetidos a pulverização com álcool, porém essa redução não se manteve ao longo do período de estocagem. O crescimento de fungos, leveduras e bactérias foi maior ao final do armazenamento. Aos 28 dias os ovos que foram lavados e submetidos ao tratamento superficial da casca (álcool ou própolis) reduziram em 100% a contagem de Staphylococcus aureus. O método de pulverização com solução de própolis 15% não foi eficaz em manter a qualidade interna e microbiana da casca de ovos de poedeiras.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/310
Aparece nas coleções:Zootecnia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GISLAINE.pdf503,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.