Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/309
Título: Digestibilidade total e síntese microbiana de novilhos em consumo limitado, recebendo suplementação de óleo de copaíba em associação à momensina de sódica.
Autor(es): Balbueno, Maiara Aparecida Flores
Palavras-chave: Novilhos
Suplementação
Data do documento: 4-Nov-2015
Resumo: O trabalho teve como objetivo avaliar novilhos com consumo restrito, suplementados com monensina, óleo de copaíba e associação. Os parâmetros avaliados foram: digestibilidade total, excreção de derivados de purina e síntese microbiana. Foram utilizados quatro novilhos da raça Jersey, castrados, vermifugados e providos de cânula ruminal. Os animais foram mantidos em baias individuais recebendo Silagem de milho e suplementação proteica com 38%PB. O delineamento experimental utilizado foi quadrado latino 4x4. Os tratamentos avaliados foram: silagem de milho + suplemento proteico (controle), silagem de milho + suplementação proteico com monensina, silagem de milho + suplemento proteico com óleo de copaíba, silagem de milho + suplemento proteico com monensina e óleo de copaíba (associação). A quantidade de monensina sódica inclusa foi de 0,9 mg/kg PV; e a dose de óleo de copaíba utilizada foi de 1,0 g/Kg de PV. Como o óleo de copaíba apresenta uma alta densidade foi diluído em álcool isopropílico em uma proporção de 0,5g de óleo de copaíba para 7 mL de álcool, para uma melhor pulverização. A associação entre óleo de copaíba e monensina alterou negativamente a disgestibilidade da matéria seca e da FDN, porém se atuarem de forma isolada o efeito foi positivo para a proteína bruta. Não ocorreram efeitos para a excreção de derivados de purina, para a monensina e a associação de monensina + óleo de copaíba. O óleo de copaíba aumentou a excreção de Purinas totais e a associação entre monensina e copaíba, alterou negativamente a síntese de proteína microbiana dos animais. A monensina e o óleo de copaíba em associação reduz a matéria seca da digestibilidade e nitrogênio e proteína bruta da síntese microbiana, já utilizadas isoladamente obtiveram comportamentos parecidos na digestibilidade e o óleo de copaíba aumentou as purinas totais e as purinas absorvidas na síntese microbiana.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/309
Aparece nas coleções:Zootecnia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MAIARA FLORES.pdf574,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.