Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/215
Título: Campo Grande e sua feira livre central: conhecendo a cidade através da feira
Autor(es): Martins Junior, Carlos
Calado, Lenita Maria Rodrigues
Data do documento: 2010
Citação: CALADO, Lenita Maria Rodrigues . Campo Grande e sua feira livre central: conhecendo a cidade através da feira. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010
Resumo: RESUMO - Este trabalho foi elaborado com o objetivo de conhecer a cidade de Campo Grande-MS, através da análise da Feira Livre Central, principalmente, entre os anos de 1970 e 2009. Para tal foram utilizados jornais e revistas da época; também, foram realizadas entrevistas com feirantes e moradores da cidade. As feiras são eventos que surgem na Idade Média; no Brasil acompanharam a colonização e, em Campo Grande, a Feira Livre foi regulamentada, em 1925. Considerando que a cidade de Campo Grande foi emancipada, em 1899, a Feira esteve presente, no cotidiano campo-grandense, desde muito cedo. A Feira Livre Central instalou-se como fonte abastecedora da cidade e, posteriormente, sofreu transformações que culminaram com sua mudança de local, em 2004. Foi enaltecida como patrimônio da cidade e incluída nos roteiros turísticos. Campo Grande, por sua vez, transformou-se na capital do Estado de Mato Grosso do Sul e pretendeu “modernizar-se”, tendo como modelo São Paulo. Realizou projetos urbanísticos, procurou rever e reaver seu passado para formular sua história. Campo Grande, então, estava à mostra na Feira, e a Feira Livre Central era uma miniatura da cidade, com as relações e os dados culturais da sociedade em questão. A cidade revela seus contornos rurais e os representa nos produtos das barracas da feira. Neste estudo historiográfico, analisa-se a importância da Feira, no cotidiano dos moradores, seus pertencimentos e suas necessidades.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/215
Aparece nas coleções:FCH - Mestrado em História (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.