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Título: Apropriações e resignificações do mito de São Tomé na América: a inclusão do índio na cosmologia cristã
Autor(es): Oliveira, Jorge Eremites de
Cavalcante, Thiago Leandro Vieira
Data do documento: 2008
Citação: CAVALCANTE, Thiago Leandro Vieira. Apropriações e resignificações do mito de São Tomé na América: a inclusão do índio na cosmologia cristã. 2008. 219 f. Dissertação ( Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2008.
Resumo: RESUMO - Desde o início da conquista e colonização da América foi textualmente registrado o mito de que o apóstolo Tomé, ainda no período apostólico, teria sido enviado para tal continente com o objetivo de pregar o evangelho aos indígenas. Ao que tudo indica o mito surgiu da junção entre um mito cristão e um mito indígena. Ao longo dos séculos XVI e XVII, com a chegada dos jesuítas esse mito sofreu novas apropriações e resignificações. Este trabalho objetiva analisar as apropriações e resignificações que foram cunhadas com a intenção de responder aos problemas específicos de cada momento histórico. Os caminhos dessa pesquisa se deram por meio de análise documental e da aplicação do método etnoistórico por meio do qual utilizei fontes etnológicas e materiais. Desse modo, pôde-se constatar que houve essencialmente dois momentos distintos nesse processo. Um primeiro que se desenvolveu no século XVI, por meio do qual a suposta presença do santo foi instrumentalizada para incluir o índio na lógica da cosmologia cristã. Em um segundo momento, no século XVII, o mito foi utilizado como instrumento de auto-afirmação jesuítica, por meio da qual os missionários assumiram a identidade de sucessores do apóstolo. Apesar da análise principal ter privilegiado o recorte temporal ora apresentado, constatou-se que o processo de resignificação nunca foi totalmente interrompido atingindo até a atualidade. ____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT - Since the begining of the conquest and America colonization written that Thomas, during the apostolic period, would have been sent to that continent to preach the gospel to the Indians. Everything indicates that the myth appeared by the joint between a Christian and a native myth. During the XVI and XVII centuries with the arrival of the Jesuits this myth suffered new appropriations and resignifications. The aim of this paper is to analyze the appropriations, resignifications and answer the specific problems of each historical moment. The ways that this research happened was by documentary analysis and the application of the etnohistorical method in which I used material and etnological source. Thus, it was possible noticed that there were essentially two different moments on this process. The first was developed in the XVI century, in which the supposed presence of the saint was used to include the Indians in to the cosmological Christian logical. At a second moment, in XVIII century, the myth was used like an instrument of Jesuitical selfassertion, in which the missionaries became the sucessors’ identity of the apostle. Although the main analysis had privileged the time presented, it was noticed that the process of resignification was not totally interrupted so far.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/205
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