Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/203
Título: Dinâmica territorial na (s) fronteira (s) : um estudo sobre a expansão do agronegócio e exploração dos brasiguaios no Norte do Departamento de Alto Paraná-Paraguai.
Autor(es): Mizusaki, Márcia Y.
Ferrari, Carlos Alberto
Data do documento: 2009
Citação: FERRARI, C.A. Dinâmica territorial na (s) fronteira (s) : um estudo sobre a expansão do agronegócio e exploração dos brasiguaios no Norte do Departamento de Alto Paraná-Paraguai. 2009. 107 f. (Dissertação de mestrado) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2009.
Resumo: RESUMO - A presente dissertação tem como finalidade investigar aspectos das transformações sócioeconômicas, políticas, culturais e ambientais decorrentes da expansão do agronegócio da soja nos distritos que compõem o Norte do Departamento de Alto Paraná, no Paraguai, em especial, no que diz respeito aos trabalhadores brasileiros que lá vivem, os chamados “brasiguaios”. Com a expansão do modelo agronegócio de produção na fronteira leste paraguaia, principalmente a região norte, o resultado mais significativo foi a expulsão de milhares de camponeses brasiguaios e paraguaios do meio rural. Conseqüentemente, esses camponeses excluídos da terra e dos meios de produção, vêm provocando o alargamento das periferias das cidades fronteiriças de Ciudad Del Este, San Alberto e Hernandarias do lado paraguaio e, de Foz do Iguaçu e outras menores do lado brasileiro. Entretanto, os camponeses brasiguaios que ainda resistem em terras guaranis vivem sob constantes ameaças para venderem suas terras a grandes proprietários de terra ou, de terem as propriedades invadidas por campesinos exógenos aos movimentos sociais paraguaios. Contudo, os camponeses brasiguaios que foram expulsos da terra e não conseguiram retornar para o Brasil, são explorados pelas grandes fazendas da soja e, também no meio urbano. Essa exploração se caracteriza principalmente, pela ausência dos direitos trabalhistas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/203
Aparece nas coleções:FCH - Mestrado em Geografia (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.