Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/196
Título: Arqueologia e ensino superior indígena; uma experiência na Universidade do estado de Mato Grosso, campus de Barra do Bugres 2006-2007
Autor(es): Oliveira, Jorge Eremites de
Silva, Luciano Pereira da
Data do documento: 2007
Citação: SILVA, Luciano Pereira da. Arqueologia e ensino superior indígena; uma experiência na Universidade do estado de Mato Grosso, campus de Barra do Bugres 2006-2007. 2007. 59 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2007
Resumo: RESUMO - Esta dissertação tem como objetivo geral analisar o protagonismo indígena na produção do conhecimento sobre a arqueologia. O material analisado foi produzido por cem professores indígenas de vinte e duas etnias do Estado do Mato Grosso, os quais cursam as licenciaturas nas áreas de Línguas, Artes e Literaturas; Ciências Matemáticas e da Natureza; e Ciências Sociais do “Ensino Superior Indígena”, integrado ao “Programa de Educação Superior Indígena Intercultural” (PROESI) da Universidade do Estado do Mato Grosso. A dissertação tem como procedência dois cursos realizados em 2006 para esses professores indígenas: “Arqueologia e Habitação Indígena” e “Arqueologia”. Além disso, o presente estudo também discute a construção histórica sobre o índio em dois aspectos: o estereótipo e a afirmação étnica. A educação escolar indígena e o “Ensino Superior Indígena” em Mato Grosso refletem um quadro político reivindicatório das sociedades indígenas. Os professores (as) indígenas inseridos como protagonistas no contexto do processo de formação acadêmica, investigação e produção do conhecimento, demonstram formas plurais de refletir e agir sobre o seu patrimônio histórico-cultural. A importância sobre a pesquisa desenvolvida pelos professores ressalta dois pontos: o registro da pesquisa e o retorno do conhecimento para a comunidade. Concluiu-se que, o conjunto de idéias expostas pelos professores relaciona-se a questões políticas em torno da arqueologia, em seus aspectos materiais, sociais, culturais, simbólicos e afetivos ____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT - This dissertation has as general objective to analyze the indigenous protagonism in the production of the knowledge about Archeology. The analyzed material was produced by a hundred indigenous teachers of twenty-two ethnic groups from the State of Mato Grosso who attend degree courses in the fields of Languages, Arts, Literatures; Mathematical , Natural; and Social Sciences of the “Indigenous Higher Education”, integrated into the “Intercultural Indigenous Higher Education Program” of the Mato Grosso State University (UNEMAT). The dissertation has as origin two courses accomplished in 2006 to these indigenous teachers: " Indigenous housing and Archeology” and " Archeology ". Besides that, the current study also discusses the historical construction about the Indian, in two aspects: the stereotype and the ethnic affirmation. Indigenous school education and the program called “Indigenous Higher Education” in Mato Grosso reflect a political vindicatory scene of the indigenous societies. The indigenous teachers inserted as protagonists in the context of the process of academic formation, investigation and knowledge production, demonstrate plural forms of reflecting, and acting on their historical and cultural patrimony. The importance of the research developed by the teachers stands out two points: the registration of the research and the return of the knowledge to the community. It was concluded that the group of ideas exposed by the teachers is related to political perspectives around Archeology, in their social, cultural, symbolic, and affective aspects
URI: http://hdl.handle.net/123456789/196
Aparece nas coleções:FCH - Mestrado em História (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.