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https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Freitas, Dirce Nei Teixeira de | - |
dc.contributor.author | Bueno, Mara Lucinéia Marques Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2011-12-16T16:00:25Z | - |
dc.date.available | 2011-12-16T16:00:25Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.date.submitted | 2010-04-09 | - |
dc.identifier.citation | BUENO, Mara Lucinéia Marques Corrêa. Ensino fundamental de nove anos: implementação e organização escolar em Dourados, MS. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Pedagogia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/195 | - |
dc.description.abstract | Resumo - Esta pesquisa buscou responder à pergunta: como se deu a implementação da política de extensão da obrigatoriedade do ensino fundamental para a população de seis anos de idade em escolas municipais de Dourados estado de Mato Grosso do Sul? O objetivo foi conhecer a configuração local dessa política vista em relação às regulamentações e orientações municipais e nacionais, com especial atenção às medidas tomadas pelas escolas no tocante à organização do tempo, espaço e currículo. Para tanto, realizei investigação qualitativa em três escolas municipais, que obtiveram maior número de matrículas no primeiro ano no ensino fundamental entre os anos de 2007 e 2009. Utilizei informações obtidas por meio de entrevistas a coordenadores pedagógicos e técnico responsável pelo ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Dourados valendo-me da análise de conteúdo. Essas informações foram cotejadas com legislação, regulamentação e orientações oficiais nacionais e municipais, por meio de análise de documento. A abordagem qualitativa foi enriquecida com dados estatísticos do INEP e pela consulta a fontes bibliográficas que tratam da questão. A pesquisa mostrou que nas escolas municipais observadas a implementação da política em foco é recente, sendo marcada pela improvisação, pela falta de condições infraestruturais e pedagógicas que entravam a organização do espaço, do tempo e currículo em consonância com orientações nacionais. Poucas foram as mudanças ocorridas no ambiente escolar para atender à criança de seis anos de idade. Desse modo, a prestação educacional propiciada pela política de extensão do ensino fundamental implementada no município tem deixado de efetivar direitos fundamentais da criança assegurados na esfera legal e evidenciado a escassa consequência local das iniciativas do MEC. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | pt_BR |
dc.title | Ensino fundamental de nove anos: implementação e organização escolar em Dourados, MS | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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