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Título: Viventes dos pantanais e cerrados
Título(s) alternativo(s): Living beings from pantanals and cerrados
Autor(es): Santos, Paulo Sérgio Nolasco dos
Data do documento: Jul-2010
Editor: UFGD
Citação: SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. Viventes dos pantanais e cerrados. Raído, Dourados, MS, v. 4, n. 8, p.93-108, jul./dez. 2010. Disponível em:< http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/viewFile/1380/792>. Acesso em: 16 dez. 2011
Resumo: RESUMO: O artigo tem por objetivo formular uma análise crítico-cultural da obra do escritor Hélio Serejo, o regionalista sul-mato-grossense da fronteira Brasil- Paraguai, baseado na recente publicação de Obras completas de Hélio Serejo (2008), em nove volumes. Propõe-se uma leitura crítico-comparativa contrastando os mais de sessenta volumes do Autor, visando ao locus de enunciação do próprio escritor, simultaneamente à diversidade e riqueza dos loci de discursivização entranhados de regionalismos e crioulismos caracterizadores de um “chão” cultural e / ou ethos específi co, traduzidos numa oralidade que se dá sobre o “chão” de uma região cultural particular, do “local” fronteiriço do escritor. Assim, a partir do corpus de análise, busca-se uma apreciação de textos e livros representativos como Pelas orilhas da fronteira (1981) –, alguns inéditos como Fiapos de regionalismos (2004), emblemático na produção de Hélio Serejo. ____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The article aims to formulate a critical-cultural analysis of Hélio Serejo’s work, the regionalist writer from Mato Grosso do Sul at the border Brazil- Paraguay, based on the recent publication of Obras completas de Hélio Serejo (2008) (Hélio Serejo’s complete works), in nine volumes. It proposes a critical-comparative reading contrasting the more than sixty works of the Author, seeking the own writer’s enunciation locus, simultaneously to the diversity and wealth of the of discursivization loci, entangled by regionalism and creolism that characterizes a cultural “ground” and / or specifi c ethos, translated in an orality that happens on the “ground” of a particular cultural area, the frontier “place” of the writer. Thus, starting from the analysis corpus, it looks for an appreciation of representative texts and books as Pelas orilhas da fronteira (1981) (Through the orilhas of the border) –, some unpublished ones as Fiapos de regionalismos (2004) (Regionalism Shreds), emblematic in Hélio Serejo’s production.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/188
ISSN: 1984-4018
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