Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/172
Título: A Escola Família Agrícola da Itaquiraí (EFAITAQ) como fomentadora de novos processos nos assentamentos do Sul do Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): School Family Agricultural Itaquiraí (EFAITAQ) as promocion of new processes in the settlements of the southern Mato Grosso do Sul
Escuela Familia Agricola Itaquirai (EFAITAQ) la promocion de nuevos procesos en los asentamientos del sur de Mato Grosso Sul
Autor(es): Souza, João Batista
Nunes, Flaviana Gasparotti
Data do documento: 2010
Editor: UFGD
Resumo: Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) e as contribuições da Pedagogia da Alternância como referencial metodológico desenvolvido nesta, como fomentadora de novos processos, dentre eles, a agroecologia nos assentamentos do município de Itaquiraí no estado de Mato Grosso do Sul. Neste sentido, procuramos compreender a formação socioprofissional dos alternantes e analisar as manifestações na produção agroecológica implementadas nas suas trajetórias a partir da experiência de formação na EFAITAQ. Com base na pesquisa, constatamos um processo embrionário de implementação de práticas agroecológicas nos assentamentos rurais do município de Itaquiraí que aponta novas expectativas e possibilidades para a agricultura familiar desenvolvida nesses assentamentos. ______________________________________________________________________________________________________________________ Abstract: This paper has as main objective analyze the role of the School of Agricultural Family Itaquiraí (EFAITAQ) and the contributions of Alternation Pedagogy as methodological reference developed in this, to stimulate the dissemination of agroecology in lots of families in the settlements of the Territory of the Southern Cone of Mato Grosso do Sul. This way, we search to understand the socioprofessional training of the alternating and examine the manifestation in the agroecology production implemented in your trajectory from the training experiment in EFAITAQ. Based in these procedures, we found an embryonic process of implementation of agroecology practices in the rural settlements of the Territory of the Southern Cone of Mato Grosso do Sul, pointing new expectative and possibilities for the family agriculture developed in these settlements. ____________________________________________________________________________________________________________________ Resumen: Que este trabajo fue examinar el papel de la Itaquiraí agrícola de familia de la escuela central (EFAITAQ) y las contribuciones de la pedagogía de Alternation como metodológica desarrollada este referencial, como la promoción de nuevos procesos, entre ellos la agroecología en los asentamientos del municipio de Itaquiraí en el estado de Mato Grosso do Sul. En este sentido, entendemos la formación socio-profesional de alternancia y analizar las manifestaciones de la producción en su librería de agroecológica de trayectorias implementado desde la experiencia de formación en EFAITAQ. Basándose en la investigación, encontramos un proceso embrionario de la implementación de prácticas agroecológicas en asentamientos rurales del municipio de Itaquiraí que puntos nuevas expectativa y posibilidades de agricultura familiar desarrolladas en estos asentamientos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/172
ISSN: 2177-7829
Aparece nas coleções:Geografia - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EscolaFamiliaAgricolaItaquiraiAssentamentosMS.pdf263,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons