Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Alexandra Santos-
dc.date.accessioned2011-12-15T12:48:38Z-
dc.date.available2011-12-15T12:48:38Z-
dc.date.issued2011-05-
dc.identifier.issn2237258x-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/168-
dc.description.abstractRESUMO: Sem o acesso à educação formal, mulheres-leitoras no século XX, adotaram os papéis direcionados a elas: tornaram-se mães e esposas, todavia, a identificação com a leitura e, consequentemente, com a possibilidade de “viver outra vida”, como afirmou uma delas, leva-as a procurar diferentes meios para manter o contato com os livros, principalmente os ficcionais. Esconder os livros dentro da Bíblia, passar as tardes na Biblioteca Pública com a desculpa de estar em reuniões da escola das filhas eram algumas das artimanhas encontradas por essas mulheres que precisaram conciliar as exigências de seu meio social com o interesse pessoal pela leitura. O presente trabalho, portanto, pretende analisar a constituição indivíduo versus papéis sociais entre leitoras das décadas de 60 e 70 do século XX __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Without having access to formal education, female readers from the 20th century adopted some social roles that were meant to them, for instance: motherhood and being a wife. However, identification with reading and therefore with the possibility of living "another life", as quoted by one of them, leads them to search for different forms of keeping up with the books, especially fiction. Hiding the books inside the Bible or spending an afternoon at the Public Library with feeble excuses of having children's issues at school, like meetings, were some of their strategies to reconcile the demands of their social environment with their personal interest in reading. This study aims to analyze the female individual constitution versus women's social roles among readers of the 60s and 70s in the 20th century. __________________________________________________________________________________________ RESUMEN: Sin acceso a la educación formal, los lectores de la mujer en el siglo XX, adoptaron los documentos dirigidos a ellos: se han convertido en madres y esposas, sin embargo, la identificación con la lectura y por tanto con la capacidad de "vivir otra vida" como dice uno de ellos, los lleva a buscar diversos medios para mantenerse al día con los libros, sobre todo ficción. Se esconden en los libros de la Biblia, pasar una tarde en la Biblioteca Pública con la excusa de estar en reuniones de la escuela de las hijas fueron algunos de los trucos que encuentran las mujeres que necesitan para conciliar las exigencias de su entorno social con un interés personal en la lectura. Este estudio pretende, pues, para analizar la constitución del individuo frente a los roles sociales entre los lectores de los años 60 y 70 del siglo XX.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUFGDpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleMulheres e leitura: entre regras sociais e escolhas pessoaispt_BR
dc.title.alternativeWomen and reading: between social rules and personal choicespt_BR
dc.title.alternativeMujeres y lectura: entre las reglas sociales y las opciones personalespt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.subject.keywordLeitoraspt_BR
dc.subject.keywordMulheres leitoraspt_BR
dc.subject.keywordSociedadept_BR
Aparece nas coleções:Letras - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MulheresLeituraEntreRegrasSociaisEscolhasPessoais.pdf200,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons