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Título: Infância, educação e sexualidade no processo civilizador
Autor(es): Sarat, Magda
Data do documento: Mai-2011
Editor: UFGD
Citação: SARAT, Magda. Infância, educação e sexualidade no processo civilizador. Educação e Fronteiras, Dourados, MS, v.1, n.2, p.77-88, maio/ago. 2011. Disponível em:<http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/viewFile/119/pdf8>. Acesso em: 14 dez 2011.
Resumo: RESUMO: O trabalho proposto busca discutir a questão da educação das crianças em determinados períodos históricos, considerando as mudanças no curso do Processo Civilizador, no que diz respeito à formação dos comportamentos relativos à sexualidade. Tais mudanças sociais, no tocante aos padrões de comportamento impostos às crianças, se deram no contexto das famílias e da sociedade, imprimindo uma concepção diferenciada na educação de meninos e de meninas. Elias aponta tais transformações, situadas em seus estudos no intervalo de tempo que vai do século XIX e até meados do XX, no qual detecta o que denomina de uma “conspiração do silêncio” no tocante à sexualidade na educação dos pequenos. Essa mudança transfere as questões relativas à sexualidade para o fundo da cena social e integra os comportamentos que privatizam e separam as relações entre o público e o privado. Considerando tais aspectos, as fontes documentais deste trabalho se constituem em fragmentos de histórias de vida de homens e mulheres que na infância tiveram sua iniciação fundada nisto que Elias chama de “conspiração do silêncio”, revelando-se a diferença da educação de meninos e meninas que viveram a infância na primeira metade do século XX. _____________________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This study aims to discuss the issue of children‟s education in given historical periods, considering the changes in the course of Civilizing Process in respect to the formation of behavior standards concerning sexuality. Those social changes, in what concerns the behavior standards imposed upon children, took place in the context of the families and society, leading to a differentiated conception in the education of boys and girls. Elias point such transformations,located in his researches in the interval of time that goes from 19th century and the first half of the 20th century, interval in which he detects what he calls a „conspiracy of silence‟ in what concerns the education of the young ones. This change transfers the issues of sexuality to the „background of the social scene‟ and integrates the behaviors that privatize and separate the relations between the public and the private. Considering such aspects, the documentary sources of this work constitute in fragments of histories of life of men and women who in their childhood had their initiation established in what Elias calls "conspiracy of silence", showing the difference between the education of boys and girls who lived their childhood in the first half of the 20th century.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/161
ISSN: 2237258x
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