Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/158
Título: Parentesco, histórias de vida e sistema de assentamento: a aplicação de procedimentos da etnoarqueologia para a elaboração de laudos antropológicos sobre as terras indígenas Buriti (Terena) e Ñande Ru Marangatu (Kaiowa)
Autor(es): Eremites de Oliveira, Jorge
Data do documento: Ago-2010
Editor: ABA
Citação: EREMITES DE OLIVEIRA, Jorge. Parentesco, histórias de vida e sistema de assentamento: a aplicação de procedimentos da etnoarqueologia para a elaboração de laudos antropológicos sobre as terras indígenas Buriti (Terena) e Ñande Ru Marangatu (Kaiowa). In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA : Brasil Plural: conhecimentos, saberes tradicionais e direito à diversidade. 27., 2010, Belém (PA). Anais. Belém: ABA, 2010. p. 1-13.
Resumo: Resumo: Observadas a partir de uma perspectiva histórica, relações de parentesco revelam formas de organização social e processos de territorialização decorrentes do esbulho sofrido por comunidades indígenas em contextos colonialistas. Do ponto de vista da etnoarqueologia é possível observar esta situação por meio do levantamento e plotação de antigos lugares inseridos em sistemas de assentamento: moradias permanentes e sazonais; cemitérios; roças, caminhos e trilhas; paisagens humanizadas como palmeirais e ervais antrópicos; morros que servem de moradia a seres espirituais; etc. Nesses lugares foram encontradas evidências de um conjunto de relações sociais materializadas: pinguelas de madeira para transpor córregos,esteios de habitações abandonadas, pedras colocadas para a proteção de sepulturas humanas,palmeiras e árvores manejadas e elementos tecnológicos da sociedade industrial (latas,garrafas de vidro, tijolos maciços queimados etc.), dentre outras. A compreensão dessas evidências requer conhecer a história de vida de membros dos grupos familiares estabelecidos no território e o sentido que dão à cultura material e às paisagens humanizadas levantadas arqueologicamente. Neste sentido, o presente trabalho socializará duas experiências em que procedimentos da etnoarqueologia foram aplicados durante a elaboração de laudos antropológicos para a Justiça Federal, as das TI’s Buriti (Terena) e Ñande Ru Marangatu (Kaiowa), em Mato Grosso do Sul. Palavras-chave: Etnoarqueologia; Kaiowa; Laudos Antropológicos; Mato Grosso do Sul: Terena.
Descrição: Trabalho apresentado na 27ª Reunião Brasileira de Arqueologia, Belém, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/158
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_ParentescoHistoriasAssentamentoEtnoarqueologiaLaudosAntropológicos.pdf147,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons