Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/141
Título: Os livros didáticos como instrumentos disseminadores da concepção heróica do bandeirante.
Autor(es): Pacheco Neto, Manuel
Palavras-chave: Livro didático
Bandeirante
Brasil Colonial
Data do documento: 2008
Citação: PACHECO NETO, M. Os livros didáticos como instrumentos disseminadores da concepção heróica do bandeirante. Educação e Fronteira, Dourados, v.1, n.2, p. 104-117, jul/dez. 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/viewFile/115/118>. Acesso em: 25 Out 2010.
Resumo: Este artigo analisa como a figura do antigo sertanista paulista foi abordada nos livros didáticos de história, no recorte cronológico que medeia entre 1894 e 2006. Confirmando nossos pressupostos primevos, o estudo revelou uma predominância significativa das abordagens laudatórias e triunfalistas, que apresentam o bandeirante como um personagem corajoso e patriótico, um personagem heróico, que acabou por afixar-se paradigmaticamente no imaginário da população brasileira. Esta figura mitificada foi, sem dúvida, massivamente disseminada pelos livros didáticos, instrumento escolar que além de propalar essa representação construída, ainda revelou uma quantidade surpreendente de equívocos historiográficos. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT - This article analyzes as the illustration of the old walker from São Paulo was approached in the history text books, in the chronological cutting that it mediates between 1894 and 2006. Confirming our primeval presuppositions, the study revealed a significant predominance of the laudatory approaches and triunphant, that introduce the pioneer as a courageous and patriotic character, a heroic character, that it ended for sticking with predominance in the imaginary of the Brazilian population. This mythicized illustration was, without a doubt, massively disseminated by the text books, school instrument, that besides to spread that built representation, she still revealed a surprising amount of misunderstandings in writing of history.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/141
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LivroDidáticoInstrumentoBandeirante.pdf197,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.