Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/130
Título: Entomofauna visitante de Peltophorum dubium (Spreng.) Taub. (Leguminosae- Caesalpinoideae) na Região de Dourados, Mato Grosso do Sul.
Autor(es): Santos, Marlei Lino dos
Palavras-chave: Entomofauna - Mato Grosso do Sul
Canafístula
Polinização
Insetos - Plantas
Data do documento: 17-Abr-2009
Citação: SANTOS, M. L. Entomofauna visitante de Peltophorum dubium (Spreng.) Taub. (Leguminosae- Caesalpinoideae) na Região de Dourados, Mato Grosso do Sul. 2009. 47 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade) - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2009. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=132>. Acesso em: 22 Out 2010.
Resumo: Entomofauna visitante de Peltophorum dubium (Spreng.) Taub. na região de Dourados MS. A biologia floral, sistema de reprodução e entomofauna visitante, foram estudados em P. dubium, observando-se as diversidade, freqüência, abundância e constância das espécies visitantes em diferentes horários. As flores possuem antese diurna, odor adocicado, e a concentração de açúcar no néctar foi de 34%. Os resultados de sistema de reprodução sugerem que P. dubium é autocompatível, porém, a xenogamia foi o sistema de reprodução predominante. Durante a floração da espécie, verificou-se uma grande diversidade de visitantes florais pertencentes a cinco ordens, sendo a maioria constituída por abelhas. A presença média de visitantes entre as diferentes horas no período das 06h:00min. as 16h:00min não apresentou diferença estatisticamente significativa, diminuindo até as 17h:00 min. Os fatores ambientais (temperatura, umidade relativa, velocidade do vento e luminosidade) influenciaram a freqüência e distribuição dos insetos. Quanto ao comportamento forrageador em relação à flor, observou-se que Xylocopa sp., Bombus sp. e Oxaea flavescens Klug, 1807 possuem tamanho e comportamento adequados à polinização de P. dubium sendo considerados polinizadores legítimos. As demais abelhas, Apis mellifera Linnaeus, 1758, Augochloropsis sp.2 e sp.3, Trigona spinipes Fabricius, 1793, Geotrigona mombuca Smith, 1863, Scaptotrigona depilis Moure, 1942 e Exomalopsis sp.3 foram considerados polinizadores ocasionais ou pilhadores.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/130
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MarleiLinoSantos.pdf336,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.